terça-feira, 30 de março de 2004

DISCURSO DO PRESIDENTE DA C.P.C. NO JANTAR-CONV�VIO DO CDS-PP NA VILA DE TORRE D.CHAMA

Publicamos em anexo o discurso efectuado pelo Presidente da C.P.C. do CDS-PP de Mirandela, Arq. Nuno Sousa, durante o jantar-conv�vio realizado em honra da Exma Sra. Ministra da Justi�a, Dra. Celeste Cardona, no passado dia 5 de Mar�o na vila de Torre D.Chama, aquando da sua visita oficial a Mirandela. Tendo como refer�ncia a coliga��o governativa que existe entre o PSD e CDS-PP, mantivemos a mesma postura protocolar pela qual este partido sempre se pautou: convidando mais uma vez as estruturas concelhia e distrital do PSD bem como o Sr. Presidente da C�mara, o Dr. Jos� Silvano. Intencionalmente ou n�o, NENHUM desses representantes esteve presente.

"Excelent�ssima Sra. Ministra da Justi�a, Dra. Celeste Cardona.
Excelent�ssimo Sr. Governador Civil de Bragan�a, Dr. Jos� Ruano.
Excelent�ssimo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Torre de D.Chama, Dr. Manuel Gon�alves.
Excelent�ssimo Sr. Presidente da Comiss�o Pol�tica Distrital do CDS-PP, Arq. Domingos Doutel.
Excelent�ssima Sra. Coordenadora Distrital da Juventude Popular, Ana Soares.
Excelent�ssimos Representantes das Comiss�es Pol�ticas Concelhias do CDS-PP.
Restantes Autarcas e Entidades Civis.
Caros Militantes e Amigos.

A presen�a de Vossa Excel�ncia neste conv�vio �, acima de tudo, uma honra e um est�mulo para todos os militantes e simpatizantes do CDS-PP.

� para n�s uma honra que resulta do facto de Vossa Excel�ncia, na qualidade de Ministra da Justi�a, ter distinguido este concelho e esta cidade de Mirandela, para nela ser instalado o Tribunal Administrativo, conscientes que estamos das in�meras vantagens que adv�m para esta cidade. A oportuna decis�o de Vossa Excel�ncia veio contrariar, positivamente, a tend�ncia seguida por anteriores governantes que sancionaram ou decidiram a transfer�ncia de alguns servi�os p�blicos, agravando assim as condi��es de vida dos que teimosamente lutam pelo progresso desta regi�o e, mais grave ainda, prejudicando a fixa��o de jovens na sua terra.

Como tamb�m disse, a presen�a de Vossa Excel�ncia � um est�mulo para todos os militantes do CDS-PP deste concelho e do distrito, onde o partido se organiza e fortalece, merc� sobretudo do empenho e dedica��o do Presidente da Comiss�o Pol�tica Distrital, Arq. Domingos Doutel, a quem me apraz distinguir com esta breve mas sentida refer�ncia.

Mas este movimento de vigor e renova��o do partido a n�vel do concelhio e do distrito n�o tem, infelizmente, sido compreendido e participado por alguns militantes, e, por isso, tamb�m cremos que a presen�a de Vossa Excel�ncia seja uma raz�o v�lida para que esses militantes reflitam sobre a sua atitude e nos d�em o seu contributo que reputamos v�lido e necess�rio.

Esta conjuga��o de esfor�os e milit�ncia, � tanto mais importante nesta fase em que se aproxima um acto eleitoral que exige que todos os militantes se envolvam neste objectivo imediato e dos que se perspectivam no futuro.
E porque falamos de elei��es, n�o podemos esquecer que o nosso partido est� envolvido num projecto governativo em coliga��o com o PSD. E quando por todo o pa�s se verifica esta conjuga��o de esfor�os e vontades entre estas duas for�as partid�rias, n�o deixa de causar estranheza que neste concelho e mais pr�priamente na C�mara Municipal, o Sr. Presidente da C�mara e alguns dos seus apoiantes mais chegados, tenham decidido uma coliga��o com o Vereador do PS, remetendo os tr�s vereadores do CDS-PP ao papel de oposi��o.

Entendemos que esta postura do Sr. Presidente da C�mara e de alguns dos seus apoiantes contraria as orienta��es pol�ticas que emanam de ambos os partidos da coliga��o governamental e n�o favorece uma estrat�gia comum em pr�ximos actos eleitorais.

Termino, reiterando o meu profundo agradecimento pela presen�a de Vossa Excel�ncia neste conv�vio, na convic��o segura de que tamb�m � este o sentimento de todos os militantes e convidados aqui presentes.

Disse."