segunda-feira, 18 de outubro de 2004

A PISCINA (EN)COBERTA DE MIRANDELA

"Extracto do artigo publicado no Jornal Neg�cios de Valpa�os, 30.09.2004"

Claro que sim. Claro que os mirandelenses aguardam que a piscina (en)coberta tenha como destinat�rios os seus mun�cipes.
Afinal a piscina est� pronta. Se a piscina est� pronta e direita, o m�nimo que se exige � que ela esteja dispon�vel �s gentes de Mirandela.
Mas afinal esta piscina n�o est� pronta. Afinal o que falta?
� claro, que � boa maneira do Presidente da C�mara, este quer que a piscina abra com pompa e circunst�ncia.
O Senhor Presidente que at� nem � megal�mano, insiste que a piscina para que tenha um bom uso, seja inaugurada, n�o por um �p� rapado� qualquer, mas vejam s�, pelo Sr. Primeiro Ministro.
Como se este n�o tivesse mais nada de importante que fazer ou em que pensar, para o bom estado do pa�s, isto � dos portugueses, faz quest�o que seja o Presidente da C�mara de Mirandela a inaugurar a referida piscina.
E isto faz-nos meditar: �a piscina afinal � do Presidente da C�mara ou dos mirandelenses?�. E outra quest�o se p�e : �n�o ter� mais que fazer o Sr. Primeiro Ministro do que vir a Mirandela inaugurar uma piscina?�.
N�s c� para n�s, temos o Presidente da C�mara como pessoa importante (quanto baste) para que seja ele a inaugurar a referida piscina.
Em nome dos mirandelenses, a b�n��o do Senhor Presidente tem mais autenticidade, quanto esta, com as devidas propor��es em rela��o a um Presidente que � (sabemos l� se �???) de todos os mirandelenses, do que um Primeiro Ministro que apenas � o Primeiro Ministro de Portugal.
� claro que Mirandela faz parte do territ�rio nacional, mas...seja dada a import�ncia a quem a tem.
Senhor Presidente, os mirandelenses prescindem do Sr. Primeiro Ministro.
Seja Vossa Excel�ncia a inaugurar a piscina. A import�ncia � sua.
Muito bem. Afinal prescinde-se do Sr. Primeiro Ministro. O Presidente da C�mara basta.
Ser� que basta? Claro que n�o. Afinal a piscina n�o se reduz a meros tanques de �gua onde o Presidente da C�mara d� o primeiro mergulho. Claro que n�o. A bem da sa�de do Presidente da C�mara, fazemos quest�o que este mergulhe saud�velmente.
Ent�o o que falta para que o Presidente da C�mara mergulhe sem se contaminar?
� claro, qualquer piscina, para que n�o seja mais do que um tanque de �guas chocas, precisa de ser tratada.
O tratamento de piscinas � assegurado por empresas da especialidade. A C�mara Municipal de Mirandela, e muito bem, abriu um concurso p�blico destinado �s referidas empresas. Concorreram sim senhor. Destinaram a cada empresa o respectivo caderno de encargos. Depois de analisados existiu um prazo de entrega. Apenas duas empresas deram entrega nos prazos estabelecidos.
Afinal tudo (aparentemente) correu bem. Ou ganhou uma ou outra. Ent�o o vencedor que fa�a o tratamento devido da piscina e ponto final.
Mas foi assim? Claro que n�o. Enquanto uns concorrentes entregavam as suas propostas dentro do prazo legal, outras apresentavam-nas fora de horas.
Quereria o Executivo PSD da C�mara Municipal de Mirandela, mais do que a compet�ncia, privilegiar outros?
Sabemos que uma das empresas recorreu da decis�o da C�mara Municipal de Mirandela.
Num alarde de prepot�ncia, decidiu a C�mara Municipal de Mirandela, anular o referido concurso.
Sem Sua Excel�ncia o Sr. Primeiro Ministro, sem uma empresa que fa�a a manuten��o da piscina, sem o t�o esperado mergulho inaugural do Dr. Silvano, para quando os Mirandelenses possam mergulhar em �guas n�o turbulentas?

O nosso muito obrigado pelos esclarecimentos que aguardamos...

Informa��o retirada do Boletim Informativo "VOZ POPULAR", no.6 - Outubro 2004