quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL - Protocolo do SCM

Na sequência das declarações prestadas pelo Sr. Presidente de Câmara de Mirandela, relativamente ao processo de financiamento do novo estádio do SCM, importa apresentar os seguintes esclarecimentos:

1 – De facto, o poder instalado, não nega, nem desmente a informação dos comunicados disponibilizados pelo CDS/PP aos Mirandelenses.

2 – Por vezes o Sr. Presidente de Câmara gosta de se vitimizar e fugir das responsabilidades para as quais foi eleito. Algo que nós já conhecemos de longa data. E exemplo disso, é a aprovação do recente protocolo de financiamento da construção do novo estádio do SCM.

3 – O artificio financeiro por ele engendrado, por ele decidido e por conseguinte deve ser ele, Presidente de Câmara e o seu Executivo PSD, com a necessária, clareza e objectividade que o assunto merece, saber assumir a continuação e desenvolvimento do processo que iniciou unilateralmente.
Ou seja, o Dr. Silvano que assuma o acompanhamento da futura construção do estádio do SCM.

4 – Preocupa-nos quando alguns intervenientes directos neste processo, referem que a localização do estádio não interessa, pois fica-se com a ideia de que afinal a localização desse equipamento é desconhecida, que afinal, o mesmo equipamento desportivo, poderia contemplar outras modalidades desportivas.
Mas afinal, o que é que andaram a vender aos sócios do SCM e principalmente aos Mirandelenses? Um monte de ilusões, de promessas eleitorais?

5 – importa reiterar mais uma vez com clareza e objectividade, de que o protocolo de formação desportiva aprovado pela maioria PSD, não contempla que o actual Estádio do S. Sebastião fique na posse do Município de Mirandela. Essa decisão caberá aos sócios do SCM, contrariamente ao que já foi afirmado unilateralmente pelo Dr. Silvano.

6 – Importa ainda salientar, que o subsídio aprovado e a atribuir ao SCM pela Câmara Municipal, durante 15 anos é de 6,8 milhões de euros e não 4,5 milhões.
As amortizações e juros também têm que ser pagos, e por conseguinte o subsídio mensal aprovado para esses 15 anos é de 38.000 euros, conforme está descriminado no Protocolo de financiamento.

7 –Considerando que esta Câmara Municipal atravessa graves dificuldades financeiras, devido à gestão esbanjadora deste Executivo PSD, importa também referir que recentemente, a Câmara Municipal aprovou um pedido de empréstimo de 3 milhões de euros ao Ministério das Finanças, no âmbito do programa de regularização de dívidas, para que este Município possa pagar as elevadas dívidas que tem para com os seus fornecedores e empreiteiros e que são cerca de 7 milhões de euros.

8 – Rejeitamos a atitude do Sr. Presidente de Câmara, em querer condicionar a Oposição, pelas asneiras que tem vindo a efectuar, em termos de politica desportiva.
O Dr. Silvano, deve saber assumir, com seriedade e transparência, as politicas que defende.

9 – O CDS/PP defende a construção faseada de um Complexo Desportivo Municipal, para todas as modalidades e para a formação desportiva. Defendemos uma politica desportiva inclusiva.

10 – Quem defende uma politica exclusiva e passa “cheques em branco”, é o Dr. Silvano e o seu Executivo PSD.

11 – Por conseguinte, o CDS/PP repudia publicamente a proposta de constituição de acompanhamento. E por conseguinte, o CDS/PP não irá participar, em nenhuma comissão, que foi decidida apenas pela maioria PSD na Assembleia Municipal.
Haja seriedade nas decisões de investimento público.

12 – Numa ultima nota e dirigida ao autor da proposta, o Sr. Deputado Municipal do PSD Dr. Paulo Pinto, salientamos o seguinte: se deseja assumir “fretes políticos” pelo Dr. Silvano, por conveniências várias, faça-o sem envolver o CDS/PP. Se não concorda com a politica desportiva do Dr. Silvano, como ficou demonstrado, assuma até às ultimas consequências, com clareza e objectividade, a sua discordância, não ficando amarrado à disciplina de voto, sob pena de ser incoerente com a sua própria consciência. VIVEMOS OU NÃO EM DEMOCRACIA?

Mirandela, 17 de Fevereiro de 2009

A Comissão Politica Concelhia do CDS/PP