domingo, 23 de maio de 2004

ONDE P�RA O DESENVOLVIMENTO ECON�MICO DO CONCELHO DE MIRANDELA?

Gostar�amos de deixar aqui uns breves coment�rios em rela��o ao discurso de abertura que o Sr. Presidente da C�mara Municipal efectuou na �Agenda Mirandela� � edi��o de Maio 2004.
Em rela��o � quest�o em causa - �o investimento privado�, o Sr. Presidente, Dr. Silvano, enumera uma s�rie de loteamentos privados referindo-se aos mesmos como exemplos dos maiores investimentos privados do distrito, sendo a disponibilidade total de fogos suficiente para um crescimento populacional de 5000 habitantes, concluindo que com isso Mirandela tem assegurado o seu crescimento num futuro pr�ximo. Relembra ainda que estes exemplos de investimento privado, atingem um valor de v�rias dezenas de milh�es de euros e que tamb�m � o motor do desenvolvimento e crescimento do concelho.
Lamentavelmente o Sr. Presidente mistura �alhos com bogalhos�. O desenvolvimento econ�mico de um concelho n�o deve ser analisado unicamente pela execu��o de loteamentos e respectivas infra-estruturas p�blicas necess�rias e obrigat�rias para a viabilidade desses empreendimentos. Assumir tal posi��o � sin�nimo de demagogia. � preciso ter tamb�m em conta a execu��o de projectos de desenvolvimento e investimento local que as autarquias t�m por dever pr�prio efectuar.
No caso de Mirandela, como seria de esperar do actual executivo PSD-PS, n�o existe uma estrat�gia de desenvolvimento e planeamento capaz de atrair investimento privado exterior bem como parcerias entre o sector privado e a autarquia, incentivando nomeadamente a instala��o de empresas quer do nosso litoral quer da nossa vizinha Espanha, trazendo assim mais emprego para o concelho. O que os Mirandelenses decerto gostariam de saber �: ONDE � QUE EST� o investimento efectuado por esta C�mara que vise a fixa��o de popula��o, especialmente jovens, e que ofere�a a esses uma possibilidade de estabelecerem em Mirandela a sua vida profissional. N�O SER�O ESSES OS QUE MAIS IR�O LUTAR PELO PROGRESSO DESTA REGI�O?