sexta-feira, 28 de maio de 2004

QUE BURACADA!... SR. PRESIDENTE



A Estrada Nacional que liga Mirandela �s Aguieiras est� num deplor�vel estado de conserva��o, contribuindo um risco para quem nela circula. Os in�meros buracos, as irregularidades do pavimento s�o aut�nticas �ratoeiras� que danificam as viaturas e podem causar graves acidentes.

Sabemos que se trata de uma estrada sob jurisdi��o do IEP (ex-Junta Aut�noma de Estradas) que h� muito deveria ter procedido a obras de conserva��o t�o necess�rias e n�o apenas pequenos remendos aqui e ali.

Mas tamb�m sabemos que o Sr. Presidente da C�mara costuma �apropriar-se� de obras realizadas pelo Estado para �engrandecer� a pouca obra feita pela C�mara.

Por isso estranhamos que n�o tenha tomado ainda qualquer provid�ncia ou movido as suas influ�ncias pol�ticas para conseguir uma interven��o eficaz naquela estrada, t�o importante para o Concelho, especialmente para as freguesias de Abambres, Cabanelas, Vale de Salgueiro, Vale de Telhas, Vale de Gouvinhas, Bou�a, Fradizela, S. Pedro Velho e Aguieiras.

Como v� Sr. Presidente, � muita gente do seu concelho que est� a ser prejudicada e o Sr. nada faz para resolver esta grave situa��o.

Informa��o retirada do Boletim Informativo "VOZ POPULAR", no.3 - Maio 2004

SABIA QUE:

A C�mara gasta por m�s a significativa quantia de 2.500,00� (502 CONTOS) em refei��es, habitualmente com os mesmos convidados?
� muita comida!�

A C�mara gasta em m�dia, por m�s a import�ncia de 8.000,00� (1.604 CONTOS) em publicidade para promo��o pessoal do Executivo?

A C�mara tem distribu�do 51 TELEM�VEIS de �Servi�o� que custam muito caro ao Or�amento do Munic�pio?

Informa��o retirada do Boletim Informativo "VOZ POPULAR", no.3 - Maio 2004

MAS, SAIBA AINDA QUE:

No Or�amento de 2003 a C�mara apenas inscreveu uma verba de 300,00� (60 CONTOS) para Assist�ncia Social e que mesmo dessa mis�ria nada gastou?

No mesmo Or�amento inscreveu uma verba de 18.400,00� (3.688 CONTOS) para apoio ao Ensino N�o Superior e que dessa verba tamb�m nada gastou?

Que no ano de 2003 previa receber 9.133.900,00� (1.831.182 CONTOS) de Fundos Comunit�rios e s� conseguiu 1.278.870,00� (256.390 CONTOS) o que representa apenas 13,9% da previs�o? Falta de imagina��o ou incompet�ncia?

Informa��o retirada do Boletim Informativo "VOZ POPULAR", no.3 - Maio 2004

O QUE OS NOSSOS VEREADORES DIZEM... PROTESTO E ADVERT�NCIA



�O Sr. Vereador eleito nas listas do PS continua a usar o p�lpito do pasquim Agenda Cultural de Mirandela, p�lpito esse conseguido por troca da maioria ao PSD, para escrever os maiores disparates.

Que o dito pasquim, pago com dinheiro dos mun�cipes, refira que h� Anjos(?) entre diabos a olhar para outros Anjos, ainda v�

J� n�o admitimos � que a segunda figura �de facto� do executivo, ou pelo menos do dito pasquim, use tal meio para insultar a f� dos mirandelenses cat�licos!

Sendo a popula��o do concelho maioritariamente cat�lica, e sendo o CDS/PP defensor da doutrina e valores da Democracia Crist�, aplaudimos a representa��o da Paix�o de Cristo levada a efeito, e apoiaremos realiza��es futuras, enquanto manifesta��es de f�.

Quando o dito Sr. Vereador vem defender o evento da Via-Sacra de Jesus, �enfileirando-a� comparando-a com a Feira da Alheira, o Jet-Sky e o Carnaval do Rio�Tua, metendo tudo no saco da Cultura e do Turismo, est� a revelar uma faceta de pseudo-intelectual caseiro, n�o sabendo o que � a Religi�o, o divertimento, a Cultura, o Com�rcio, o Desporto e o Turismo, n�o sabendo destrin�ar o que � de Deus e o que � de C�sar.

Mas, o mais grave, � o dito Sr. Vereador vir, ao escrever tais dislates, ofender os mais intr�nsecos valores da Humanidade que s�o a Religiosidade e a F�.

N�o admitimos que se usem tais valores para fazer pol�tica ou fazer com�rcio!

N�o admitimos que se compare a Paix�o de Cristo � Feira da Alheira e aos desfiles Carnavalescos!

N�o admitimos que se utilizem as pessoas, que na sua religiosidade acorreram ao evento numa manifesta��o de f�, para as transformar em feirantes ou em actores de uma qualquer Com�dia!

O que o Sr. Vereador eleito pelo PS escreveu, � um insulto aos nossos valores, � nossa dignidade, � gente cat�lica de Mirandela. Mas quando o Sr. Presidente e restantes vereadores executivos o permitiram, tornaram-se igualmente culpados. E, porque alguns dos senhores batem com a m�o no peito em pr�ticas exteriores be�ticas, lembrem-se do chicote que o pr�prio Jesus Cristo utilizou para expulsar os vendedores do Templo! Tamb�m eles, � vossa semelhan�a, quiseram fazer da f� dos crentes um neg�cio�

Temos a certeza que tamb�m Vossas Excel�ncias h�o-de ser expulsas desta C�mara por estas e outras atitudes, mas, no imediato, o m�nimo que se exige � que pe�am desculpa �s pessoas que piedosamente participaram no referido evento.

Ao Sr. Vereador eleito pelo PS deixamos uma advert�ncia: n�o brinque com coisas s�rias! Se quiser brincar, brinque com os seus aeroportos internacionais ou com a sua ag�ncia de T�quio... N�o brinque com a minha gente, nem com os nossos sentimentos!�

Domingos Doutel
Vereador do CDS/PP

Informa��o retirada do Boletim Informativo "VOZ POPULAR", no.3 - Maio 2004

GOSTAMOS DOS ANIMAIS ... MAS TAMB�M DA SA�DE P�BLICA

Ainda recentemente o Sr. Presidente, ao fazer o auto elogio do seu mandato, referiu-se � constru��o do Canil Intermunicipal, como obra da Autarquia, quando efectivamente se trata de uma obra projectada, lan�ada e paga pela Associa��o de Munic�pios da Terra Quente Transmontana.
O que importa � por em funcionamento esse equipamento, para se por cobro, r�pidamente, ao triste espect�culo a que di�riamente assistimos, de vermos numerosos c�es a deambular pela cidade, no mais deplor�vel estado de sa�de, constituindo um foco de propaga��o de doen�as para todos em geral, mas sobretudo para as crian�as que brincam nos parques e onde aqueles animais s�o vistos com frequ�ncia.

Informa��o retirada do Boletim Informativo "VOZ POPULAR", no.3 - Maio 2004

domingo, 23 de maio de 2004

AGENDA MIRANDELA: O DESPROP�SITO

A �Agenda Mirandela� j� foi objecto de cr�tica em sede pr�pria pela verea��o do CDS-PP. No entanto, e na sequ�ncia da recente publica��o de Maio 2004, esta Comiss�o Pol�tica Concelhia do CDS-PP deseja salientar a FUTILIDADE de tal meio de comunica��o, no formato em que a mesma � apresentada e distribu�da aos Mirandelenses.

Em primeiro lugar, uma agenda de assuntos municipais s� tem sentido quando existe uma pol�tica de desenvolvimento de �mbitos econ�mico, social e cultural, bem definida, validando desse modo a exist�ncia de um meio de comunica��o que transmita aos mun�cipes os resultados dessa mesma pol�tica e em especial no que se refere � melhoria da qualidade de vida que os seus mun�cipes anseiam. No caso da �Agenda Mirandela� n�o existe essa estrat�gia, nem esse meio de comunica��o � utilizado para tais fins.

Em segundo lugar, queremos tamb�m salientar, que com o cuidado necess�rio de uma apresenta��o gr�fica adequada, esse boletim seria uma ferramenta essencial e um dos principais motores de difus�o do que Mirandela tem de melhor para oferecer aos seus mun�cipes e visitantes. Promoveria a nossa cultura, o nosso patrim�nio, a nossa economia, a nossa gastronomia e o nosso turismo, sendo um ve�culo de informa��o para quem nos visita, projectando Mirandela para o exterior. Lamentavelmente, a �Agenda Mirandela� � na sua generalidade o oposto do que aqui foi mencionado. � em verdade, um ve�culo de propaganda pol�tica e de projec��o pessoal, �s custas do dinheiro dos Mirandelenses. Tamb�m flagrante, � a fraca qualidade dos artigos apresentados, DE NARRATIVA F�TIL E DESPROPOSITADA.

ONDE P�RA O DESENVOLVIMENTO ECON�MICO DO CONCELHO DE MIRANDELA?

Gostar�amos de deixar aqui uns breves coment�rios em rela��o ao discurso de abertura que o Sr. Presidente da C�mara Municipal efectuou na �Agenda Mirandela� � edi��o de Maio 2004.
Em rela��o � quest�o em causa - �o investimento privado�, o Sr. Presidente, Dr. Silvano, enumera uma s�rie de loteamentos privados referindo-se aos mesmos como exemplos dos maiores investimentos privados do distrito, sendo a disponibilidade total de fogos suficiente para um crescimento populacional de 5000 habitantes, concluindo que com isso Mirandela tem assegurado o seu crescimento num futuro pr�ximo. Relembra ainda que estes exemplos de investimento privado, atingem um valor de v�rias dezenas de milh�es de euros e que tamb�m � o motor do desenvolvimento e crescimento do concelho.
Lamentavelmente o Sr. Presidente mistura �alhos com bogalhos�. O desenvolvimento econ�mico de um concelho n�o deve ser analisado unicamente pela execu��o de loteamentos e respectivas infra-estruturas p�blicas necess�rias e obrigat�rias para a viabilidade desses empreendimentos. Assumir tal posi��o � sin�nimo de demagogia. � preciso ter tamb�m em conta a execu��o de projectos de desenvolvimento e investimento local que as autarquias t�m por dever pr�prio efectuar.
No caso de Mirandela, como seria de esperar do actual executivo PSD-PS, n�o existe uma estrat�gia de desenvolvimento e planeamento capaz de atrair investimento privado exterior bem como parcerias entre o sector privado e a autarquia, incentivando nomeadamente a instala��o de empresas quer do nosso litoral quer da nossa vizinha Espanha, trazendo assim mais emprego para o concelho. O que os Mirandelenses decerto gostariam de saber �: ONDE � QUE EST� o investimento efectuado por esta C�mara que vise a fixa��o de popula��o, especialmente jovens, e que ofere�a a esses uma possibilidade de estabelecerem em Mirandela a sua vida profissional. N�O SER�O ESSES OS QUE MAIS IR�O LUTAR PELO PROGRESSO DESTA REGI�O?